Lançamento da Onco Glam: A primeira publicação portuguesa dedicada às mulheres com cancro!

“O cancro não é bonito. Mas nós podemos ser!”
Este é o lema da Onco Glam! A primeira revista em Portugal dedicada a mulheres que estão a passar por tratamentos oncológicos, profissionais de saúde e cuidadores, mas em que foco não está na doença, mas sim em com viver da melhor forma possível com a doença.
Dividida pelas categorias saúde, moda, beleza, bem-estar e lifestyle, esta publicação tem tudo para ser uma fonte segura, fidedigna e ao mesmo tempo divertida de informações para todas as pessoas que estão a viver a realidade do cancro. Com a curadoria técnica e revisão de conteúdos a cargo da enfermeira @joanapreto_, os vários artigos foram escritos por profissionais e especialistas de cada uma das áreas que a publicação integra.
Idealizado pela Cristina Pereirinha (@madame_pereirinha) e pela Beatriz Viegas (ladydoslenços), duas mulheres incríveis que não baixaram os braços enquanto enfrentavam o cancro e que escolherem partilhar com outras mulheres como, mesmo na doença, podem e devem, se assim o desejarem, continuar a cuidar de si, não deixando de lado, ou pior, para trás, as mulheres que sempre foram, muitas vezes mulheres que gostavam de se mimar, cuidar, maquilhar… Porque na doença, é normal que o foco, nosso e de todos à nossa volta, esteja na cura do corpo, na erradicação da doença e, facilmente esquecemos que o conceito de identidade, autoestima, o reconhecimento de nós mesmas também está muito ligado à forma como nos vemos, à nossa imagem exterior. Não conseguimos desligar uma coisa da outra, e não é errado, nem fútil, é o que somos enquanto seres humanos e enquanto mulheres. Se todos os dias se consegue? Não, de certeza que não! E escrevi sobre isso no artigo, há dias em que doença ou a dureza dos tratamentos vencem e o corpo só precisa de descansar, mas há outros em que se consegue vencer a doença e aplicar uma maquilhagem, um lenço giro, experimentar uns brincos maxi ou mesmo um turbante super divertido e colorido, pode ser tudo o que se precisa para sair de casa “cheia de luz”!
Desde as civilizações antigas que o conceito de “adorno” está muito enraizado na maior parte das sociedades, cada uma à sua maneira, com os seus adereços e acessórios e honrando a sua cultura e como tal, não desaparece de um dia para o outro, nem mesmo com um diagnóstico… O objetivo da Onco Glam é mostrar que é possível e, acima de tudo, benéfico, que as mulheres continuem a olhar e cuidar de si próprias como um todo.
Quando recebi o convite para escrever o artigo do segmento moda da primeira edição fiquei tão feliz e honrada com o convite… Lembro-me do entusiasmo que senti quando estava a ler o e-mail da Beatriz e de como respondi um efusivo “claro que simmmmmm”!
Alinhar o tema, fazer as pesquisas, encontrar as marcas de acessórios que eu queria incluir no artigo foi um processo criativo super giro! Para mim era muito importante que fossem marcas éticas, sustentáveis e portuguesas e consegui… Amei todas as fases e desde o princípio que sempre acreditei no sucesso, e sobretudo, na necessidade deste projecto. E o culminar disso tudo aconteceu num evento de lançamento lindo e intimista que aconteceu no passado dia 4 de Outubro no Lumen Lisboa Hotel.
“Acessórios para que te quero!! Como escolher e usar os acessórios certos para ti durante um tratamento oncológico!” é o tema do artigo que eu escrevi e podes encontrá-lo nas páginas 58 e 59 da Onco Glam.
Agora, a nossa melhor contribuição está em apoiar e dar a conhecer este projecto incrível. No website oficial da Onco Glam podes comprar a revista para ti ou para oferecer àquela mulher que sabes que vai beneficiar muito em ter a sua Oncoglam nas mãos.
Por aqui, eu só continuo a agradecer a oportunidade de ter podido contribuir com o meu trabalho para uma causa assim. E é também tudo isto que dá tanto sentido a tudo o que tenho feito estes anos…
No meu Instagram, neste vídeo podes ver um resumo do que vais encontrar nesta primeira edição da Onco Glam!
Com amor,
Tânia