“Clean Beauty” Beleza Limpa: o que é e porque importa?

O movimento Clean Beauty (Beleza Limpa) está a crescer em Portugal e no mundo e estudos indicam que esse é o futuro da dermocosmética e maquilhagem.
Apesar da expansão do Clean Beauty, a falta de unidade na definição do termo faz com que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre o assunto. Se esse for o teu caso, espero que este artigo te ajude a perceber exatamente o que é este conceito.
O que significa Clean Beauty?
O termo Clean Beauty, ou Beleza Limpa, na tradução literal, não tem uma definição única, mas podemos entendê-lo como referente aos produtos dermocosméticos com formulações limpas, sem agentes tóxicos na sua composição. Isso significa que um produto Clean Beauty é livre de uma série de componentes que podem ser nocivos à nossa saúde a curto, mas sobretudo a longo prazo, e alguns desses componentes são: parabenos, sulfatos, ftalatos, petrolatos, fragrâncias, conservantes e filtros químicos.
Esses componentes são muito controversos, e vários estudos já provaram os efeitos negativos destas substâncias na nossa saúde, com efeitos desde como alergias, alterações e distúrbios hormonais, concentração de minerais pesados no organismo (como chumbo por exempo) e outros. Assim, as marcas Clean Beauty procuram ser uma resposta a estas questões, criando produtos que não contenham esses ingredientes nas suas fórmulas e promovam não só a saúde estética da nossa pele, mas a nossa saúde em geral e a longo prazo.
Ainda assim não significa que um cosmético classificado como Clean Beauty necessariamente terá componentes orgânicos, naturais, vegan e cruelty-free. Pode ter e aí será perfeito, mas aqui o termo significa efetivamente não ter produtos químicos e artificiais.
Também faz parte do movimento Clean Beauty ser uma empresa transparente, comprometida e ética com os consumidores, divulgando de forma clara e objetiva os componentes das suas fórmulas, origem das matérias-primas, modo e local de produção, etc. E é isso mesmo que encontras na Grums, a primeira marca Clean Beauty que tens disponível na #slowlovers, a minha Loja Online.
A Grums é uma marca dinamarquesa onde todos os seus produtos são formulados a partir de reaproveitamento de café da cidade de Aarhus. O conceito é incrível e os produtos são efetivamente eficazes porque são fruto de um grande desenvolvimento tecnológico e de investigação. Ou seja, é também errado pensar que Clean Beauty são produtos artesanais porque muitas destas marcas investem intensamente em pesquisas para formulações mais limpas, seguras mas também eficientes, assim como fez a Grums.
Além disso, as vantagens estéticas também se tornam visíveis com a redução de quadros de alergias, queimaduras ou irritações na pele que muitas vezes acontecem devido aos agentes tóxicos dos produtos que usamos.
Por fim, o Clean Beauty é um movimento comprometido não apenas com cosméticos com formulações limpas, seguras e transparentes, mas que também acabam por promover uma maior consciencialização sobre o consumo e o impacto ambiental e social das suas próprias práticas e das nossas enquanto consumidoras.
Com isso, é mais comum encontrar cosméticos limpos que usem embalagens biodegradáveis, com programas de reciclagem consciente e usando produtos que respeitem e valorizem sazonalidade e produção local, como é o caso da Grums.
Curiosa? Clica aqui em baixo e vem conhecer a nova linha de Clean Beauty que tens disponível na minha loja: