
Já tiveste a sensação que a vida está a passar demasiado rápido? O teu dia-a-dia normal é em contra relógio a tentar encaixar o máximo possível de tarefas em 24 horas e normalmente não chega para tudo? Se a tua resposta for sim, não estás sozinha. Muitas pessoas hoje em dia vivem exatamente assim todos os dias, não é uma situação excepcional nem limitada no tempo, é o normal! E por esse motivo sentem-se constantemente sobrecarregadas e cansadas como se o ritmo acelerado da vida moderna as tivesse sugado para um estilo de vida que não controlam nem sabem como sair. Identificaste? Se sim, continua comigo!
O Que é o Slow Living e como pode ser uma resposta?
O Slow Living é uma filosofia de vida que valoriza a qualidade sobre a quantidade, o ser sobre o fazer, e a consciência das nossas acções sobre o piloto-automático. É uma resposta ao ritmo frenético da sociedade contemporânea, onde a pressa e o multitasking muitas vezes nos deixam esgotadas e desligadas de nós mesmas, do mundo à nossa volta e de quem realmente amamos, e como mulheres, nós sabemos que esta sensação é muito real nas nossas vidas devido a tudo o que nos é cobrado pela sociedade, mas também pelo que nós mesmas ainda nos cobramos, muitas vezes de forma tão irrealista.
Na sua essência o Slow Living promove a ideia de abrandar o ritmo, retirar atividades desnecessárias e que não tenham um objectivo específico ao mesmo tempo que nos instiga a saborear cada momento e encontrar a alegria nas coisas simples da vida. É uma abordagem que nos convida a desacelerar e apreciar o presente, em vez de sempre desejar o próximo passo ou o próximo objetivo.
Desacelerar, mindfulness, simplicidade e conexão plena são apenas alguns dos princípios desta filosofia de vida que hoje em dia fazem parte da minha vida e que se estendeu à minha marca. Há tanta coisa para falar sobre este tema e nas últimas Newsletters tenho partilhado muito do que aprendi a quem me acompanha por lá através de partilhas pessoais, recursos, exercício, etc… Se gostarias de saber mais sobre este tema e ainda não estás inscrita na Newsletter, inscreve-te através do Formulário que está na página de início do meu site. Acredito que vais gostar do que vem por aí!
Com amor,
Tânia Sitoe